EDEN UTOPIA ///
28.04.2018
Em abril vivemos uma experiência que beirou o surreal. Fomos ao Japão pela primeira vez e chegamos no timing perfeito para participar na contemplação-mania-nacional chamada de Hanami, um verdadeiro ode às cerejeiras.
Foram dias intensos, que viraram nosso mundo de cabeça para baixo por inúmeros motivos. Era a viagem dos sonhos e foi muito mais do que isso. Em breve contaremos mais no FLO_explora.
Enquanto estávamos em Tokyo, fomos conhecer o laboratório do cientista maluco que mais respeitamos e, porque não, idolatramos no mundo floral: Azuma Makoto. Uma sinergia muito interessante rolou, nos encontramos algumas vezes durante a viagem e ele nos contou que logo mais iria para a Argentina tocar um projeto por lá. No final da nossa viagem ele disse que mudaria a sua passagem da volta para realizar o seu projeto Flowershop Kibou em São Paulo, com a gente. Ficamos MUITO empolgados, uma vez que esse projeto é pura inspiração.
Para quem não conhece, consiste em uma floricultura pop-up que ele monta em uma zona de conflito (leia-se: ambiental, social, político) e presenteia a comunidade com flores que representam a esperança.
Alguns dias depois recebemos a novidade que além do Kibou, ele queria nos convidar para co-criar em um novo projeto que seria uma instalação botânica. Quase caímos pra trás? Sim, com certeza.
Quando o crew japonês mais esperado de todos os tempos chegou, ficamos sabendo que essa era a primeira vez que ele convidava designers de fora da sua equipe para criar ao seu lado. Seremos eternamente gratos por essa comunhão de criatividade.
Abaixo as imagens do processo, que valem mais do que 343291681 palavras. As imagens são todas do mestre Shinokii Shunsuke, sócio do Azuma e responsável por fotografar todas as obras que você já viu dele. Poucos sabem mas Shinokii também é treinado em design floral, inclusive é ele que ministra o curso que acontece no Jardim des Fleurs. Quem já se aventurou fotografando flores sabe como é difícil, principalmente composições mais complexas- coisa que ele faz com maestria.