Kokedama

苔玉
kokedama SP FLO atelier botanico

 

A Kokedama é uma técnica japonesa onde os bonsais podem ficar suspensos, sendo desnecessário seu plantio em um vaso. Fãs que somos da rica cultura nipônica, resolvemos nos aprofundar no tema.

Descobrimos que antigamente, a Kokedama era uma forma da população mais pobre ter acesso aos bonsais. Acontece que além do valor da planta, o vaso possuía um custo muito elevado. Assim se desenvolveu uma técnica onde as raízes da planta fossem gentilmente abrigadas dentro de uma bola de musgo e terra.    

Para dar a nossa cara, criamos uma grade para suspender a Kokedama, tirando-a do lugar comum e tornando-a em objeto de contemplação.

CUIDADOS
  • Procure um local onde seu bonsai receba bastante claridade natural, porém evitando horários de pico de sol direto.
  • Hidrate, aproximadamente, uma a duas vezes por semana. A forma que sugerimos é a de submersão. Use uma tigela para submergir a bola de musgo na água.
  • Como com toda planta, os cuidados não devem ser seguidos cegamente, eles são apenas um guia. Está fazendo muito calor, percebeu que a sua planta está com um aspecto ressecado ou com as pontas perdendo o verde? Sinal que ela está com sede, hidrate mais.
  • Dica: pegue na bola de musgo e sinta se ela está úmida. Se estiver seca, é hora de regar novamente.
  • Caso sua kokedama esteja com um dos lados virados para a parede, lembre de rotacionar sua planta periodicamente.