Já ouviu falar em plantas aéreas?
Apesar de parecer coisa de ciência ficção, essas plantas pertencem ao nosso maravilhoso planeta.
O gênero Tillandsia é composto por mais de 650 espécies! O fato delas parecerem bromélias não é por acaso, ambas pertecem à mesma família. Na natureza é possível encontrá-las crescendo em árvores- até mesmo em cactos. Porém, não devemos confundir com parasitas, aqui estamos falando de plantas epífitas. Qual é a diferença? A parasita se hospeda e retira nutrientes de seu hospedeiro, a epífita apenas se hospeda, sem oferecer prejuízos. Ou seja, a visita perfeita.
Na nossa loja é possível encontrar algumas das espécies mais encantadoras, entre elas: cacticola, duratii, ionantha, jucunda, usneoides e a hipnotizante xerographica. Por não precisar de terra, é a planta perfeita para os mais criativos. Pendure, crie uma instalação para ela, ou simplesmente apoie diretamente em cima do seu móvel.
C U I D A D O S
Para manter sua Tillandsia saudável, recomendamos procurar um local com boa circulação de ar e claridade natural (não sol direto). Para regar: borrife água três vezes por semana OU mergulhe em um balde com água uma vez por semana. Perceba que a tonalidade verde de suas folhas vai mudar, ficando mais vivo quando a planta estiver devidamente hidratada. Ao finalizar as borrifadas, chacoalhe a planta para que ela não fique com água empoçada, evitando assim que apodreça. Faça o mesmo quando retirar a planta do balde.
Como com toda planta, os cuidados não devem ser seguidos cegamente, eles são apenas um guia. Percebeu que a sua planta está com um aspecto ressecado, com as pontas perdendo o verde? Sinal que ela está com sede, borrife mais. Está fazendo frio, os dias estão mais nublados e percebeu que a sua planta está demorando mais para secar? Hidrate menos.
Um dado curioso: dê preferência para molhar sua tillandsia durante o dia. Porque? Suas folhas, tanto na parte superior quanto inferior, são cobertas por tricomas (tipo escamas) que absorvem água. Durante a noite as escamas tendem a fechar, sendo assim, sua planta irá hidratar menos.
Outro fator para ter em mente é que de noite pode demorar mais para a água evaporar da planta. No caso de dias muito frios, pode até causar a sua morte.
Poderíamos passar o dia listando dados curiosos... querem mais um? As Tillandsias florescem apenas uma vez na vida! Na sequência ela terá BEBÊS! Aos poucos a vitalidade da mãe passará para os filhos e assim vemos claramente o ciclo da vida. Muitas pessoas ficam em dúvida se separam os bebês da planta mãe. Nós somos a favor de deixar para um dia ter uma grande colônia. Vejam aqui a nossa visita em um dos maiores produtores de Tillandsias do mundo, na California, e reparem no tamanho das colônias!
Nos nossos stories em destaque no instagram é possível acompanhar a evolução da nossa primeira Tillandsia jucunda até a sua 3a geração.