Se você for iniciante nesse ambiente, é provável que não saiba a origem do terrário. Do latim terrarium, apesar de ser um sucesso contemporâneo, ele foi inventado há muito tempo atrás, mais precisamente na Era Vitoriana.
Voltando dois séculos no calendário, conhecemos Dr. Ward, pai dessa técnica pioneira e que tornou o transporte de inúmeras espécies entre continentes possível. Leia mais sobre a invenção do Dr. Ward em nossa coluna na Casa Vogue.
Esses pequenos ecossistemas são ideais para quem procura uma maneira prática de levar o verde para perto. Além das inúmeras vantagens que as plantas proporcionam para nossa qualidade de vida, tanto mental, quanto física, o terrário exige poucos cuidados.
Por ser plantado dentro de um recipiente de vidro, sem dreno, a necessidade de uma rega frequente cai drasticamente. Porém, é aí que mora o perigo para quem se empolga com o tanto de água. Não há como o excesso de água escorrer, é preciso regar com bom senso.
C U I D A D O S
- Cactos e suculentas são conhecidos por amar sol e pouca água.
- Pouca água significa apenas um tanto que umedeça a terra, nunca encharque.
- Por estarem dentro de um vidro, sol direto pode acabar queimando as plantas. Procure um lugar bem iluminado, próximo a uma janela seria ideal.
- Cabe lembrar que é bem diferente comparar plantas pequenas, cultivadas em estufa, com uma planta adulta no meio do deserto. As plantas do seu terrário são mais delicadas e precisam ser molhadas APROXIMADAMENTE 2 vezes por mês.
- No verão essa quantidade pode passar para 3 vezes por mês e no inverno pode cair para 1 vez por mês. Como saber? Se a terra estiver seca, regue mais. Se estiver úmida, regue menos.
- Caso seu terrário esteja com um dos lados virado para a parede, lembre de rotacioná-lo periodicamente.
DICAS
- Dica #1: Não siga os cuidados cegamente. Sempre observe suas plantas. As suculentas com sede deixam de ser gordinhas e começam a ficar magras. Isso acontece porque elas estão usando seu reservatório interno de água.
- Dica #2: segure seu terrário. Se ele estiver muito mais pesado do que quando você comprou, ele está cheio de água. Espere a água evaporar antes de regar novamente.
- Dica #3: percebeu que tem água na camada mais baixa? Isso não deve acontecer. Assim como no caso acima, deixe evaporar antes de regar novamente.
*Todo terrário feito em nosso atelier acompanha uma carta de cuidados e uma ferramenta para auxiliar na rega.