CHACOMFLO

chá com flo sala de chá em meio às plantas em sp

Tire alguns minutos, quem sabe até mais, para desacelerar. Desconecte do turbilhão que pode ser a vida agitada na cidade. Relaxe tomando um chá. O CHACOMFLO nasceu da vontade de criar pequenos momentos de contemplação. Para enxergar como a botânica está constantemente presente em nosso dia a dia. Entender como essa relação pode ajudar em o nosso bem estar e nos reaproximar.

Todos os chás, blends e infusões que selecionamos são premium e orgânicos. Eles contém, naturalmente, alto teor de antioxidantes, aminoácidos, polifenóis, vitaminas e minerais. São livres de aditivos, corantes ou conservantes.

chá com flo sala de chá em pinheiros no FLO atelier botânico chá com flo sala de chá em meio às plantas em sp chá com flo sala de chá em meio às plantas experiência única em sp chacomflo sala de chá em meio às plantas em sp

Por ser uma bebida menos popular no Brasil, encontramos algumas dúvidas frequentes no ar. Vamos clarear o assunto? Considera-se chá a bebida que vem da planta Camellia sinensis. Quando suas folhas não estiverem presentes no blend, trata-se de uma infusão.

E os vários tipos de chá com nomes de cores, são todos da mesma planta? Sim! Chá preto, azul (Oolong), verde, branco e o dark tea (como o pu-erh) são originais das folhas desta mesma planta, a diferença está na colheita e processamento. 

O chá preto é 100% oxidado. O ortodoxo tem suas folhas colhidas manualmente e, depois de sofrerem uma desidratação parcial, passam por um processo que dá a forma final às folhas. As paredes das folhas são rompidas e se inicia o processo de oxidação, que normalmente dura entre 2 e 3 horas, para então serem desidratadas. Entre suas principais características estão o sabor mais forte e encorpado e a presença da cafeína.

Oolong é o chá que fica entre o preto e o verde, em termos de sabor e cafeína. Suas folhas são parcialmente oxidadas, podendo ser 20% (mais próximas do verde) ou até 80% oxidadas. Nosso Oolong segue a mais antiga forma de produção, com colheita manual e todas as folhas enroladas manualmente. Por isso, ao abrir a embalagem, você encontra pequenas esferas de folhas da Camellia sinensis. Especial né? O nível de oxidação é visível pela coloração amarelada/esverdeada das folhas.

O chá verde é mais suave e leve que os anteriores, porém mais intenso e com mais corpo que o branco. As folhas do chá verde sofrem um rápido cozimento. Esse processo, chamado de fixação, impede que as folhas se oxidem ao serem enroladas (que é a etapa essencial para dar sabor ao chá). Além do solo, clima, etc. qualquer modificação no processo de transformação do chá irá conferir sabores bem distintos.

O chá branco provém apenas dos brotos e das primeiras folhas da planta, folhas bem novinhas. Depois de colhidos a mão, esses brotinhos e folhas passam por um processo de secagem em ambiente externo e interno, seu manuseio deve ser realizado com extremo cuidado para que as folhas não sofram nenhum dano e venham a oxidar. São chás mais delicados, suaves, leves, com pouco corpo e cor, mas com alta complexidade.

Em nosso cardápio fizemos questões de incluir toda essa diversidade. Percebemos que tantas pessoas não sabem a diferença entre os chás e queremos promover essa introdução de forma leve e prazerosa. Além dos propriamente ditos chás, temos também infusões herbais, destaque para os blends feitos com Rooibos e duas opções de lattes.