Tire alguns minutos, quem sabe até mais, para desacelerar. Desconecte do turbilhão que pode ser a vida agitada na cidade. Relaxe tomando um chá. O CHACOMFLO nasceu da vontade de criar pequenos momentos de contemplação; para enxergar como a botânica está constantemente presente em nosso dia a dia e entender como essa relação pode ajudar em o nosso bem estar e nos reaproximar.
Nossa sala de chá é uma experiência que você pode vivenciar ao visitar o oásis que criamos na Rua Delfina, 115. Das 10-18h, de segunda-feira a sábado. Eventualmente nossa sala de chá estará reservada para eventos. Entre em contato para saber mais.
Todos os chás, blends e infusões que selecionamos são premium e orgânicos. Eles contém, naturalmente, alto teor de antioxidantes, aminoácidos, polifenóis, vitaminas e minerais. São livres de aditivos, corantes ou conservantes.
Por ser uma bebida menos popular no Brasil, encontramos algumas dúvidas frequentes no ar. Vamos clarear o assunto? Considera-se chá a bebida que vem da planta Camellia sinensis. Quando suas folhas não estiverem presentes no blend, trata-se de uma infusão.
E os vários tipos de chá com nomes de cores, são todos da mesma planta? Sim! Chá preto, azul (Oolong), verde, branco e o dark tea (como o pu-erh) são originais das folhas desta mesma planta, a diferença está na colheita e processamento.
O chá preto é 100% oxidado. O ortodoxo tem suas folhas colhidas manualmente e, depois de sofrerem uma desidratação parcial, passam por um processo que dá a forma final às folhas. As paredes das folhas são rompidas e se inicia o processo de oxidação, que normalmente dura entre 2 e 3 horas, para então serem desidratadas. Entre suas principais características estão o sabor mais forte e encorpado e a presença da cafeína.
Oolong é o chá que fica entre o preto e o verde, em termos de sabor e cafeína. Suas folhas são parcialmente oxidadas, podendo ser 20% (mais próximas do verde) ou até 80% oxidadas. Nosso Oolong segue a mais antiga forma de produção, com colheita manual e todas as folhas enroladas manualmente. Por isso, ao abrir a embalagem, você encontra pequenas esferas de folhas da Camellia sinensis. Especial né? O nível de oxidação é visível pela coloração amarelada/esverdeada das folhas.
O chá verde é mais suave e leve que os anteriores, porém mais intenso e com mais corpo que o branco. As folhas do chá verde sofrem um rápido cozimento. Esse processo, chamado de fixação, impede que as folhas se oxidem ao serem enroladas (que é a etapa essencial para dar sabor ao chá). Além do solo, clima, etc. qualquer modificação no processo de transformação do chá irá conferir sabores bem distintos.
O chá branco provém apenas dos brotos e das primeiras folhas da planta, folhas bem novinhas. Depois de colhidos a mão, esses brotinhos e folhas passam por um processo de secagem em ambiente externo e interno, seu manuseio deve ser realizado com extremo cuidado para que as folhas não sofram nenhum dano e venham a oxidar. São chás mais delicados, suaves, leves, com pouco corpo e cor, mas com alta complexidade.
Em nosso cardápio fizemos questões de incluir toda essa diversidade. Percebemos que tantas pessoas não sabem a diferença entre os chás e queremos promover essa introdução de forma leve e prazerosa. Além dos propriamente ditos chás, temos também infusões herbais, destaque para os blends feitos com Rooibos e duas opções de lattes.