CHACOMFLO

chacomflo

Tire alguns minutos, quem sabe até mais, para desacelerar. Desconecte do turbilhão que pode ser a vida agitada na cidade e venha relaxar tomando um chá. O CHACOMFLO nasceu da vontade de criar pequenos momentos de contemplação, enxergar como a botânica está constantemente presente e entender como essa relação pode nos ajudar. 

chacomflo

 

Considera-se chá a bebida que vem da planta Camellia sinensis. Quando suas folhas não estiverem presentes no blend, trata-se de uma infusão.

O chá preto, azul (Oolong), verde, branco e o dark tea (como o pu-erh) são originais das folhas desta mesma planta, a diferença está na colheita e processamento.

O chá preto é 100% oxidado. O ortodoxo tem suas folhas colhidas manualmente e, depois de sofrerem uma desidratação parcial, passam por um processo que dá a forma final às folhas. As paredes das folhas são rompidas e se inicia o processo de oxidação, que normalmente dura entre 2 e 3 horas, para então serem desidratadas. Entre suas principais características estão o sabor mais forte e encorpado e a presença da cafeína.

Oolong é o chá que fica entre o preto e o verde, em termos de sabor e cafeína. Suas folhas são parcialmente oxidadas, podendo ser 20% (mais próximas do verde) ou até 80% oxidadas. Nosso Oolong segue a mais antiga forma de produção, com colheita manual e todas as folhas enroladas manualmente. Por isso, ao abrir a embalagem, você encontra pequenas esferas de folhas da Camellia sinensis. Especial né? O nível de oxidação é visível pela coloração amarelada/esverdeada das folhas.

O chá verde é mais suave e leve que os anteriores, porém mais intenso e com mais corpo que o branco. As folhas do chá verde sofrem um rápido cozimento. Esse processo, chamado de fixação, impede que as folhas se oxidem ao serem enroladas (que é a etapa essencial para dar sabor ao chá). Além do solo, clima, etc. qualquer modificação no processo de transformação do chá irá conferir sabores bem distintos.

O chá branco provém apenas dos brotos e das primeiras folhas da planta, folhas bem novinhas. Depois de colhidos a mão, esses brotinhos e folhas passam por um processo de secagem em ambiente externo e interno, seu manuseio deve ser realizado com extremo cuidado para que as folhas não sofram nenhum dano e venham a oxidar. São chás mais delicados, suaves, leves, com pouco corpo e cor, mas com alta complexidade.